Stay Foolish

バレーボール(主に男子)をいろんな視点から見ていくブログ

ダンテ、日本を語る



いやぁ、このタイトルでもね、一応”ダンチ”さんにすべきか迷いましたけど、慣れ親しんでる”ダンテ”で通させていただきます。
ご了承ください。

Colunista convidado – Dante: “Está sendo muito bom aqui no Japão” | Saque - um blog de vôlei
RSSで流れてきたブラジルのニュースサイトの記事にダンテからの寄稿があったので、ざくっとグーグル先生の力を借りながら翻訳してみました。
ダンテの日本レポートといった感じですかね。ざっくりとした内容ですし、なんていうか、お約束的な文言が数多く見られるわけですが、それはそれとして。

Pessoal, bom dia. Mais um colunista convidado escreveu a pedido do blog. Desta vez, o texto vem de longe. Dante, ponta da Seleção Brasileira e atual campeão da Superliga pelo ex-RJX, que está atualmente no Panasonic, do Japão.

Estou gostando muito do Japão. Joguei em alguns países, passei pela Grécia, pela Itália e Rússia, e não sabia bem o que encontraria aqui. Sabia que era uma liga forte, ainda mais esse ano porque as equipes investiram bastante para a temporada, mas a língua, o sistema da competição, o dia a dia na cidade, era tudo uma novidade para mim. Mas minha adaptação foi muito boa, fácil e rápida. O Panasonic Panthers me deu todo suporte, tenho uma tradutora, a Megumi, que me ajuda com tudo, isso tornou tudo bem mais simples. Até a questão do fuso, se adaptar e se acostumar à ideia de que eu estou aqui acordando quando todo mundo está dormindo no Brasil, não foi difícil, em alguns dias eu já estava no ritmo. Tanto o corpo quanto a cabeça entenderam rápido. Fora de quadra, estou bem tranquilo, Megumi me ajuda muito.

Dentro de quadra, encontrei uma competição muito equilibrada, disputada em alto nível e com partidas emocionantes, decididas nos detalhes. Muitos dos jogos vão a cinco sets, mas são cinco sets longos, sempre disputados ponto a ponto, com tie-breaks parelhos e parciais altas. No Brasil e em outras ligas da Europa, a explosão, a força conta muito, aqui vale muito a parte física. Se você não estiver bem, não joga. É difícil cair a bola. Está sendo uma experiência muito boa, é um campeonato diferente, não apenas por essa características, também pelo formato, já que jogamos sempre sábado e domingo, sempre numa sede diferente. É desgastante, uma liga dura, tem os longos deslocamentos, o que exige ainda mais do condicionamento e da concentração, pois todo fim de semana tem uma viagem.

Mas está sendo muito bom. Aqui é um país onde tudo funciona, a cidade onde moro, Irakata, é muito pacata, o povo é muito simpático, educado, só a língua que complica bem. Mas estou aprendendo algumas palavras. Estamos na vice-liderança a apenas uma vitória do líder e crescendo, evoluindo semana a semana. Temos uma estrutura fantástica, uma torcida apaixonada, tranquilidade para trabalhar, isso ajuda bastante, só precisamos nos concentrar em quadra. O objetivo agora é buscar a liderança, buscar uma boa classificação para os playoffs e poder disputar o título.
Colunista convidado – Dante: “Está sendo muito bom aqui no Japão” | Saque - um blog de vôlei

今までいろんな国(ギリシャ、イタリア、ロシア)でプレーしてきたけど、それらとは全く違う日本という国を本当に楽しんでいる。このリーグのどのチームもこのシーズンに向けて、多額の投資を行っているので、レベルの高いリーグになるということは知っていた。しかし、言葉や大会のシステム、街での生活などはどれも僕にとって真新しいことばかりだ。
ただそれらにも非常に早く、簡単に適応できた。パナソニックパンサーズは僕に多大なサポートをしてくれている。特に通訳のメグミがすべてを助けてくれ、すべての物事が簡単になっている。
時差?の問題もすでにもう慣れている。ブラジルの人々が寝てる時に、僕が起きてるんだということに慣れれば、そんなに難しいことじゃない。来日して数日でこちらのリズムを体も頭も素早く理解できた。コートの外ではメグミの多くの助けのおかげで穏やかに過ごせている。


コート上では、非常にバランスのとれたリーグが行われている。高いレベルで細部で勝敗が分かれるエキサイティングな試合ばかりだ。多くの試合がフルセットになっていて、その多くがただのフルセットではなく、1点を争う拮抗した展開になっている。


ブラジルやヨーロッパのリーグでは爆発力など身体的な部分がより強調されるが。ここでは上手くプレーできなければ、ボールを相手コートに落とすことは難しい。
この特徴的な違いだけでなく、毎土曜日曜に様々な違った会場で行う大会フォーマットも今まで経験してきたのと全く違ったリーグといえるが、非常に良い経験になっている。
また、毎週末に長時間の移動が必要なため、エアコンと集中力が不可欠な、非常に疲れるタフなリーグといえる。


しかし、うまくことは運んでいる。この国では全部正常にものが働くし、僕が住んでる枚方は非常に静かだし、人々は礼儀正しいしフレンドリーだ。とても複雑な言語を使っているけど。ただ、いくつかの単語を覚えた。僕らは今2位にいるけど、トップを狙って、週ごとに成長し進化している。素晴らしい施設と情熱的なファン、静かな環境は僕らをコート上にだけ集中させてくれる。
今の目標は優勝するためにより良い順位でプレーオフに進むことと、タイトルを取るために全力を尽くすことだ。
Colunista convidado – Dante: “Está sendo muito bom aqui no Japão” | Saque - um blog de vôlei

すいません、ざっくり翻訳で。
やっぱりどの外国人選手も土日行うフォーマットには若干面喰っているように思います。さすがにこればっかりは世界でも類を見ないですから。
ダンテがどんな単語を覚えたのかとかもちょっと気になりますし、もうちょっと踏み込んで書いてほしかったという気もしますが。


今後もこういう外国人のみた日本バレーみたいなものがあったら、ちょこちょこ翻訳していきたいですね。そういえば、モンタニャーニのやつもどっかにあったな。